Loja De Artigos Esportivos

Saiba como gerir sua loja de artigos esportivos. Veja essas dicas imperdíveis!

A boa administração de qualquer empresa depende de ações gerenciais que, combinadas entre si, retornam com esperado sucesso financeiro. Mas não é fácil estabelecer estratégias, liderar funcionários, pesquisar mercado, controlar estoque, compras e vendas de mercadorias, enfim, exercer atividades que ajudarão a atingir os objetivos de venda estabelecidos.

Especialmente falando de lojas com grande quantidade de itens para comercialização, como a loja de artigos esportivos. E ainda mais se o negócio é seu!

O comprometimento com a empresa é maior! A responsabilidade pesa! Por isso, listamos abaixo algumas dicas imperdíveis para que você possa gerenciar da sua loja de artigos esportivos com muita eficiência.

  • Qualificação do profissional de vendas

O conhecimento do produto é condição básica e essencial para manter as vendas de sua loja de artigos esportivos. Geralmente quem frequenta loja de artigos esportivos está em busca de equipamento específico, tênis ou roupas destinadas à prática esportiva. É um esportista (mesmo que apenas de final de semana)! É esperado que o cliente tenha um certo conhecimento técnico do produto que irá adquirir.

Exemplificando, se o cliente busca adquirir um tênis para a prática de basquete, ele já conhece quais as características necessárias para o bom desempenho esportivo. O vendedor precisa estar atento para oferecer um tênis direcionado para a prática de basquete, mostrando conhecimento técnico das características do produto, para que não passe vergonha frente ao cliente.

É interessante investir em um profissional de vendas que pratique esportes, ou que de alguma forma esteja envolvido no meio esportivo, com a finalidade de apresentar o produto com convicção, segurança, motivação e entusiasmo, transmitindo confiança ao cliente.

Importante também qualificar o vendedor através de cursos, palestras, seminários, workshops. Assim, poderá desenvolver habilidades voltadas para o processo de venda, demonstração de produto, negociação, fechamento de vendas, com aplicação de técnicas de atendimento que trazem resultados satisfatórios.

  • Identificação do público alvo

O setor de compras está intimamente ligado à cultura de prática esportiva da região na qual sua loja está localizada. Na região de Orlândia, estado de São Paulo, o esporte mais praticado é o futsal. A ênfase maior de compras da sua empresa, portanto, deverá ser para artigos esportivos relacionados com o esporte que movimenta a cidade. Neste caso, não adianta comprar esqui para prática esportiva na neve, se não neva em sua região – vai encalhar o estoque!!!

  • Estar de olho na concorrência

Buscar um diferencial entre seus produtos e serviços oferecidos e o trabalho do seu concorrente. Uma questão a ser considerada pode ser a importação de produtos esportivos, visto que grandes marcas têm suas sedes localizadas nos Estados Unidos e Europa.

  • Promover e participar de eventos esportivos

Associar a marca da sua loja à prática de esportes através de realização e participação em eventos esportivos e patrocínio de atletas, traz retorno financeiro referente ao aumento no número de vendas, ajuda fixação da imagem, ocasiona abertura de novos mercados e consumidores e fideliza ao cliente.

Planejamento e gestão empresarial eficiente somados à um marketing expressivo, só pode resultar em aumento de vendas, lucro, progresso.

  • Oferecer suporte pós-venda

O suporte pós-venda é imprescindível para a fidelização do cliente. Seja para a substituição de produto por tamanho, cor, modelo, seja por defeito de material, o cliente precisa se sentir amparado pela loja. Gerir sua loja também é respaldar o consumidor de quaisquer eventuais e futuras reclamações, de forma rápida e eficiente.

  • Agregar valor ao produto

Muitas lojas de artigos esportivos agregam valores denominados souvenirs, como canetas, canecas, chaveiros, entre outros, utilizando-se principalmente de datas relacionadas ao esporte como Copas do Mundo e Olimpíadas, ou ainda competições locais. Isso colabora para aproximação da loja com o público alvo tornando-a ainda mais conhecida.

Algumas destas dicas são simples de serem implementadas, bastando para isso, estar atento à movimentação diária da loja. Inspire-se em lojas líderes, que se destacam no mercado, aproveite os bons exemplos já consolidados por estas empresas, procure corrigir o que acha de errado e praticar o que acha de bom na sua loja.

Certamente assim o sucesso virá!

Até a próxima!

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