
Saiba como gerir sua loja de artigos esportivos. Veja essas dicas imperdíveis!
A boa administração de qualquer empresa depende de ações gerenciais que, combinadas entre si, retornam com esperado sucesso financeiro. Mas não é fácil estabelecer estratégias, liderar funcionários, pesquisar mercado, controlar estoque, compras e vendas de mercadorias, enfim, exercer atividades que ajudarão a atingir os objetivos de venda estabelecidos.
Especialmente falando de lojas com grande quantidade de itens para comercialização, como a loja de artigos esportivos. E ainda mais se o negócio é seu!
O comprometimento com a empresa é maior! A responsabilidade pesa! Por isso, listamos abaixo algumas dicas imperdíveis para que você possa gerenciar da sua loja de artigos esportivos com muita eficiência.
Qualificação do profissional de vendas
O conhecimento do produto é condição básica e essencial para manter as vendas de sua loja de artigos esportivos. Geralmente quem frequenta loja de artigos esportivos está em busca de equipamento específico, tênis ou roupas destinadas à prática esportiva. É um esportista (mesmo que apenas de final de semana)! É esperado que o cliente tenha um certo conhecimento técnico do produto que irá adquirir.
Exemplificando, se o cliente busca adquirir um tênis para a prática de basquete, ele já conhece quais as características necessárias para o bom desempenho esportivo. O vendedor precisa estar atento para oferecer um tênis direcionado para a prática de basquete, mostrando conhecimento técnico das características do produto, para que não passe vergonha frente ao cliente.
É interessante investir em um profissional de vendas que pratique esportes, ou que de alguma forma esteja envolvido no meio esportivo, com a finalidade de apresentar o produto com convicção, segurança, motivação e entusiasmo, transmitindo confiança ao cliente.
Importante também qualificar o vendedor através de cursos, palestras, seminários, workshops. Assim, poderá desenvolver habilidades voltadas para o processo de venda, demonstração de produto, negociação, fechamento de vendas, com aplicação de técnicas de atendimento que trazem resultados satisfatórios.
Identificação do público alvo
O setor de compras está intimamente ligado à cultura de prática esportiva da região na qual sua loja está localizada. Na região de Orlândia, estado de São Paulo, o esporte mais praticado é o futsal. A ênfase maior de compras da sua empresa, portanto, deverá ser para artigos esportivos relacionados com o esporte que movimenta a cidade. Neste caso, não adianta comprar esqui para prática esportiva na neve, se não neva em sua região – vai encalhar o estoque!!!
Estar de olho na concorrência
Buscar um diferencial entre seus produtos e serviços oferecidos e o trabalho do seu concorrente. Uma questão a ser considerada pode ser a importação de produtos esportivos, visto que grandes marcas têm suas sedes localizadas nos Estados Unidos e Europa.
Promover e participar de eventos esportivos
Associar a marca da sua loja à prática de esportes através de realização e participação em eventos esportivos e patrocínio de atletas, traz retorno financeiro referente ao aumento no número de vendas, ajuda fixação da imagem, ocasiona abertura de novos mercados e consumidores e fideliza ao cliente.
Planejamento e gestão empresarial eficiente somados à um marketing expressivo, só pode resultar em aumento de vendas, lucro, progresso.
Oferecer suporte pós-venda
O suporte pós-venda é imprescindível para a fidelização do cliente. Seja para a substituição de produto por tamanho, cor, modelo, seja por defeito de material, o cliente precisa se sentir amparado pela loja. Gerir sua loja também é respaldar o consumidor de quaisquer eventuais e futuras reclamações, de forma rápida e eficiente.
Agregar valor ao produto
Muitas lojas de artigos esportivos agregam valores denominados souvenirs, como canetas, canecas, chaveiros, entre outros, utilizando-se principalmente de datas relacionadas ao esporte como Copas do Mundo e Olimpíadas, ou ainda competições locais. Isso colabora para aproximação da loja com o público alvo tornando-a ainda mais conhecida.
Algumas destas dicas são simples de serem implementadas, bastando para isso, estar atento à movimentação diária da loja. Inspire-se em lojas líderes, que se destacam no mercado, aproveite os bons exemplos já consolidados por estas empresas, procure corrigir o que acha de errado e praticar o que acha de bom na sua loja.
Certamente assim o sucesso virá!
Até a próxima!
Quer saber mais? Quer ler Mais sobre o assunto? Veja nossos Blog aqui!