Gestão De Negócios

Por que a contabilidade é importante para a gestão de negócios?

A contabilidade é importante para a gestão de negócios por se tratar de uma ferramenta estratégica, e que auxilia na tomada de decisões. Saiba mais.

Já se foi o tempo em que o profissional de contabilidade preenchia guias de impostos e declarações, gerava relatórios e outros procedimentos meramente mecânicos. Hoje, ele participa ativamente do desenvolvimento das empresas, já que a contabilidade é importante para a gestão de negócios. A relação entre contador e empreendedor se tornou, portanto, mais estreita, como uma verdadeira parceria de trabalho.

Mas o que faz com que esse profissional, dentro das rotinas empresariais, se torne tão indispensável? É que veremos no post de hoje. Acompanhe.

A contabilidade pode ajudar a abrir ou expandir a sua empresa

Além de auxiliar na parte burocrática do processo de abertura ou expansão da empresa, o profissional de contabilidade também pode oferecer uma verdadeira consultoria e apoio nessa etapa.

Nesse caso, ele irá lhe orientar e ajudar a preparar todo o planejamento tributário, além de oferecer os esclarecimentos e tirar as suas dúvidas para que nada saia errado nesse processo. Depois de aberta, a empresa continua recebendo atenção e supervisão necessária.

A contabilidade é importante para a gestão de negócios porque ajuda a colocar o departamento fiscal em dia

O departamento fiscal costuma tirar o sono de muitos empresários por conta da quantidade de trâmites burocráticos. Um erro, inclusive, pode gerar multas que prejudicam seriamente o caixa da empresa.

O contador, pela sua experiência nesse departamento, será um verdadeiro guia para deixar em dias tarefas, como:

  • Registro de Notas Fiscais de Entrada e de Saída.
  • Registro de Apuração do ICMS e do IPI.
  • Registro de Inventário (estoque).
  • Guias de recolhimento de todos os impostos e tributos.

Além disso, ele poderá oferecer um treinamento para que os colaboradores da sua empresa consigam executar de forma correta esses procedimentos burocráticos, de forma que não haja falhas pelo caminho.

A contabilidade pode auxiliar na relação com os colaboradores da empresa

Uma boa empresa especializada em contabilidade é importante para a gestão de negócios porque pode lhe ajudar em todas as tarefas ligadas à sua relação com os colaboradores. Afinal, são muitas as responsabilidades ao gerenciar folhas de pagamento, holerites, férias, licenças, vale-transporte, planos de benefícios, apontamento de horas, e obrigações sociais, como o INSS e o Fundo de Garantia.

Em tudo o que você pensar em relação à administração de pessoal, um profissional de contabilidade pode ajudar. Dessa forma, você ganha muito mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

A contabilidade pode fornecer apoio nas tarefas gerenciais da empresa

A chamada nova contabilidade também pode oferecer apoio para as tarefas gerenciais da empresa, desde a formação dos custos, passando pela definição de todos os preços de venda dos produtos e avançando em direção a um plano de contas administrativo. O contador pode auxiliar na criação de um orçamento plurianual, uma comparação de orçamento e realizações, e nas demais tarefas para elaborar um bom planejamento estratégico da empresa.

Viu como a contabilidade é importante para a gestão de negócios? Com ela, cria-se um fator de competitividade com seus concorrentes, pois a tomada de decisões com base em dados concretos e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz faz com que você se destaque no mercado e a sua empresa seja escalável.

Se você tem alguma dúvida sobre esse tema ou quer saber mais detalhes sobre como um contador pode te ajudar a melhorar a gestão de negócios de sua empresa, entre agora mesmo em contato conosco, e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.