Planejamento Tributário Para O Comércio Varejista

Planejamento Tributário para o comércio varejista – aprenda como fazer agora!

O planejamento tributário para o comércio varejista pode diminuir os custos do empreendimento e proporcionar maior competitividade para o negócio.

Ao contrário do que se pensa, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias que visam reduzir a incidência de impostos sobre a atividade de forma legítima, dentro de todos os conformes da lei, o que torna essa incrível ferramenta uma atuação legal.

Confira agora um passo a passo de como reduzir os impostos do seu negócio:

1-Escolha um profissional para auxiliar no planejamento tributário para o comércio varejista

O planejamento tributário para o comércio varejista deve ser realizado com o auxílio de um profissional de contabilidade. É uma tarefa complexa, que envolve o conhecimento sobre normas tributárias e contábeis. Considerando que a legislação brasileira muda com uma frequência assustadora, somente um profissional habilitado será capaz de analisar todos os dados empresarias à luz da lei.

Considerando que o planejamento tributário é uma medida que compõe uma estratégia administrativa, a presença do profissional também será valiosa para auxiliar em outros controles financeiros.

2-Analise o histórico da empresa de comércio varejista

Escolhido o profissional, o passo seguinte do planejamento tributário para o comércio varejista é a análise do histórico da empresa, que envolve demonstrativos financeiros, como:

  • Relatórios de compras e vendas de mercadorias;
  • Balanço patrimonial;
  • Balancetes;
  • Demonstração do resultado de exercícios anteriores.

Esses documentos são muito importantes para dar uma noção geral da situação financeira do empreendimento. E, além disso, o histórico inclui a análise da receita bruta ou expectativa de faturamento, das despesas operacionais e com pessoal e da margem de lucro.

3. Escolha o regime de tributação mais adequado

A partir de uma boa análise do histórico empresarial, o profissional, juntamente com o administrador, escolherá o regime de tributação mais adequado. Essa etapa do planejamento tributário para o comércio varejista é a mais importante, uma vez que define como poderá ocorrer a economia com o pagamento de tributos.

Dentre os regimes de tributação, podemos listar o 3 principais adotados no comércio varejista:

  • Simples Nacional: regime de arrecadação simplificada de impostos, uma vez que há recolhimento unificado de 8 tributos de uma só vez (IRPJ, IPI, CSLL, PIS, COFINS, ICMS e ISSQN). Destinado a empresas com faturamento máximo de R$ 3,6 milhões.
  • Lucro Real: tributação realizada em cima do lucro real auferido pela empresa.
  • Lucro Presumido: tributação realizada em cima de uma estimativa do lucro. Aplica-se um percentual definido em lei sobre a receita bruta.

4. Simule cenários de tributação

A simulação de cenários de tributação é complementar à escolha do regime mais adequado. Isso porque só é possível encontrar o regime mais benéfico a partir de simulações que considerem a particularidade do comércio varejista.

Por exemplo, no Simples Nacional, há produtos que se enquadram na substituição tributária, o que pode diminuir o valor de tributos pagos. O Lucro Real pode ser mais econômico para empresas que possuem valores consideráveis de despesas dedutíveis para o IRPJ.

A escolha entre Lucro Real ou Presumido depende muito do PIS/PASEP e da COFINS, já que pode ser aplicado o regime cumulativo ou não cumulativo.

Como se pode notar, fazer o planejamento tributário para o comércio varejista não é uma tarefa tão simples. Para não errar na hora da escolha do regime de tributação e manter a saúde financeira do seu comércio, que tal procurar um profissional contábil para ajudá-lo? Assim, você poderá usufruir das vantagens da redução dos custos de seu negócio. Está esperando o quê?

Entre em contato com a Audiens e saiba mais sobre como a contabilidade para comércio varejista pode te ajudar! Vamos, juntos, traçar rotas para o seu negócio se tornar um verdadeiro sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.