Planejamento Financeiro Industrial

Planejamento financeiro industrial – uma ferramenta ideal para a redução de custos

Você já deve saber que o planejamento financeiro industrial é fundamental para analisar a situação financeira da sua empresa, certo? Mas você sabia que essa também pode ser uma ótima alternativa para a redução de custos na sua indústria?

A redução não se trata de cortes arbitrários sem o menor planejamento, e sim de tomadas de decisão baseadas em dados concretos, visando diminuir as despesas sem afetar a receita obtida pela empresa. E para que isso seja posto em prática, o planejamento financeiro na indústria é fundamental – afinal, é dessa forma que você conseguirá organizar todas as informações.

Veremos, neste artigo, como fazer o planejamento financeiro industrial e por que ele é uma peça fundamental para a redução de custos. Acompanhe.

Adquirir visão sistêmica da sua empresa

Pode ser muito difícil visualizar os impactos dos gastos em ações de marketing no preço final do seu produto, ou como isso afeta os resultados obtidos ao longo de um período. Afinal, é mais comum levarmos em conta apenas as despesas envolvidas na produção: peças e materiais, mão de obra, manutenção de equipamentos, embalagens e logística.

Entretanto, toda a empresa funciona como um só organismo. Todas as áreas estão interligadas – e as finanças são a melhor forma de visualizar como isso funciona. Com um planejamento financeiro industrial, é possível identificar cada um dos gastos do seu negócio e entender melhor o seu funcionamento.

Descobrir quais são as principais despesas

É com base no planejamento financeiro industrial que é possível descobrir quais são as principais despesas da sua empresa – e é nelas que você deve focar se quiser promover a redução de custos, não é mesmo?

Casos de empresas que estão focadas em reduzir custos de um setor e ignoram o fato de que outros setores estão contribuindo ainda mais na composição das despesas são comuns.

Calcular todos os pequenos gastos no planejamento financeiro industrial

Outro equívoco muito comum nas indústrias é deixar passarem despercebidos os pequenos gastos. Não são apenas as grandes despesas que tiram dinheiro do seu caixa. Até mesmo a compra de um parafuso ou o pagamento de um xerox significam saídas financeiras.

Vá em busca de todos esses pequenos gastos para verificar o quão relevantes eles são no seu orçamento – e tome medidas para reduzi-los se for um valor expressivo.

Estabelecer metas de redução de custos

Você ficaria surpreso com a diferença entre estabelecer uma meta de redução de custos em vez de, simplesmente, tentar reduzir o máximo possível. Com base no planejamento financeiro industrial, estabeleça uma meta e um período para alcançá-la. Isso motivará todos os funcionários a se esforçarem para contribuir e bater essa meta, e toda a organização será beneficiada.

Análise do processo produtivo

Os principais gastos de uma indústria estão no processo produtivo, certo? É por isso que essa atividade merece uma atenção especial na análise dos custos. Busque monitorar cada uma das despesas envolvidas nesse processo e verifique se existem alternativas para reduzi-las. Afinal, a simples troca do fornecedor de um dos materiais utilizados pode significar uma redução de custos sem impactar na qualidade do produto.

Mensure os resultados obtidos

Por fim, é importante mensurar os resultados obtidos pelas suas ações de redução de custos. Monitore o planejamento financeiro industrial para verificar se as medidas adotadas estão sendo satisfatórias e quais são as despesas que estão, efetivamente, diminuindo. Além disso, procure calcular o impacto disso tudo no resultado final – ou seja, se o lucro da sua empresa está aumentando.

Saiba como o controle interno e o extrato bancário também podem impactar nas finanças do seu negócio.

Você sabia que o planejamento financeiro industrial é uma peça fundamental para a redução de custos? Já adotou alguma das medidas citadas neste artigo em sua empresa? Compartilhe as suas experiências nos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.