Comércio Varejista Online

Passo a passo do porque tornar seu comércio varejista online

Você já pensou em criar seu comércio varejista online?

Com a popularização da internet, uma loja virtual é o caminho natural para qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Hoje, praticamente qualquer coisa pode ser vendida na internet e, montar, manter e cuidar de um negócio virtual pode render muitas vantagens nesse novo mercado competitivo, seja ele regional ou globalizado.

Muitas vezes, o maior desafio para o varejista abrir sua “filial virtual” é estar familiarizado com o ambiente online. Ele até pode ter o interesse pela internet, mas talvez não saiba como é fácil e barato montar sua loja online.

Por isso, no artigo de hoje, apresentamos os principais motivos para você colocar seu comercio varejista online. Confira!

1. Os custos são reduzidos

Em geral, uma loja online custa uma pequena fração das despesas da abertura de uma loja física ou filial. Com sua versão virtual, o empresário economiza com aluguel, IPTU, mobiliário, seguro, funcionários.

Os gastos que o varejista terá serão com o desenvolvimento do site, um registro de domínio, hospedagem e o certificado digital. No final, dependendo da plataforma, dos recursos e do porte da empresa, o custo inicial deve ficar abaixo dos R$8 mil – um investimento bastante acessível quando comparado ao custo de abertura e administração de uma loja física.

2. Há diversas soluções para desenvolver seu comércio varejista online

Hoje, existem diversas plataformas disponíveis para montar sua loja virtual. Elas são de fácil instalação e podem ser customizadas para qualquer segmento de atuação. Atualmente, as plataformas mais populares são o Shopify e o WordPress (em associação com o plugin WooCommerce).

Para quem está começando, com poucos itens para vender, a melhor opção é utilizar o WooCommerce, um plugin gratuito, versátil e que atende perfeitamente às necessidades dos pequenos e médios negócios.

3. Sua loja virtual nunca fecha

Na internet, seu negócio fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo não apenas aos clientes locais, mas qualquer um que tenha acesso à internet.

O número de clientes que você pode alcançar não tem limite. Dependendo do produto e das suas estratégias de marketing, você poderá, até mesmo, explorar mercados internacionais.

4. Comodidade para o cliente

O consumidor moderno busca a praticidade em primeiro lugar na hora de fazer suas compras. A comodidade de comprar, pagar e receber sem sair de casa é muito vantajosa, se comparada à ida até o estabelecimento.

As lojas virtuais de sucesso são aquelas que têm como foco principal a usabilidade. Todos os passos, desde a escolha dos produtos até a conclusão de uma compra, têm que ocorrer de forma fácil e intuitiva.

Uma loja com design confuso pode fazer o cliente desistir da compra no meio do processo. Alguns e-commerces oferecem uma melhor de experiência de compra, até mesmo na hora do pagamento. A possibilidade de integrar opções de pagamento como o PayPal ou o Visa Checkout evita que o consumidor tenha que digitar os números do cartão de crédito, dando agilidade ao processo de venda.

5. O poder da recomendação online

Os consumidores conectados não querem apenas ter voz na internet: eles querem ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. Dessa forma, as recomendações são muito importantes no comércio varejista online.

Hoje, as pessoas preferem consultar as opiniões e os reviews de outros consumidores antes de fazer uma compra. Essas recomendações alimentam e dão segurança aos clientes, criando novas oportunidades não apenas para o mix de comunicação crescer, mas para que novas oportunidades de venda surjam para o seu comércio varejista online.

6. As redes sociais potencializam suas vendas

Atualmente, qualquer negócio precisa se fazer presente nas redes sociais. A facilidade operacional e o baixo custo são convites para que mesmo os pequenos negócios utilizem estratégias de social media para alavancar suas vendas.

No entanto, essa facilidade não significa garantia de sucesso. É preciso muita dedicação e conteúdos relevantes para atrair seus consumidores.

Entre tantas redes sociais disponíveis, o Pinterest e o Instagram têm se tornado importantes aliados estratégicos do setor varejista. Por serem redes sociais focadas no visual, o e-commerce acaba ganhando mais visibilidade, principalmente para o segmento de roupas, calçados e acessórios.

Conforme pesquisa, as vendas pela internet irão dobrar até 2021, apresentando média de crescimento de 12,4% ao ano. Entre os segmentos mais promissores para o comércio varejista online está o de artigos e roupas esportivas, que tem previsão de crescer 17% ao ano. Que tal aproveitar essa oportunidade e ampliar as vendas do seu negócio?

E a sua empresa, já está presente na internet? Quais canais de comunicação e venda têm trazido mais resultados para seu negócio? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

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