A IMPORTÂNCIA DO PLANO FINANCEIRO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA

A IMPORTÂNCIA DO PLANO FINANCEIRO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA

Muitos empreendedores têm a ideia de que um plano financeiro para o comércio varejista se resume a comprar produtos, aguardar pelos clientes e, então, obter lucro. Mas a verdade é que é preciso muito mais do que isso para atingir o sucesso ao gerir um empreendimento no comércio.

Diariamente, é preciso lidar com gastos operacionais, tributos, funcionários e despesas imprevistas. Além disso, o empreendedor deve tomar uma série de decisões estratégicas que afetam diretamente o desempenho obtido pela loja.

E o reflexo disso tudo pode ser visto no plano financeiro do estabelecimento comercial. Quando a situação está boa, há lucro e as finanças ficarão positivas. Do contrário, o resultado pode ser o prejuízo.

Mas você não quer esperar um resultado negativo para só então tomar uma atitude, não é mesmo? Por isso, é importante adotar um plano financeiro eficiente e utilizá-lo como base ao longo das atividades.

No post de hoje, confira tudo o que você precisa saber sobre a importância do plano financeiro para o comércio varejista.

Qual é a importância do plano financeiro para o comércio varejista?

Imagine que você receba uma grande proposta de parceria que pode ser muito boa para as suas vendas, porém, uma das exigências é ampliar a sua loja de artigos esportivos ou calçados em até 6 meses. E então, será que você teria condições financeiras para isso?

Uma empresa que não possui um plano financeiro ficaria perdida e teria que apostar na sorte para arcar com esse novo projeto. Mas aquela que sabe a sua condição financeira atual e já orçou as despesas e receitas para os próximos meses têm todas as condições de tomar a melhor decisão.

E essa é a grande importância do plano financeiro para o comércio varejista: permitir uma administração mais eficaz, com conhecimento sobre o presente e pensando no futuro de sua cadeia de lojas.

Você sabe se o plano financeiro do seu comércio varejista?

O plano financeiro de um comércio varejista é composto de um conjunto de ações e controles que visam monitorar o desempenho das finanças. Ou seja, qualquer operação que envolva entradas ou saídas de recursos deve ser levada em conta.

E é nesse ponto que surgem as primeiras falhas em um plano financeiro. Uma empresa que não registra todas as movimentações financeiras de forma adequada ou deixa de levar em conta cada uma das diversas despesas do período pode chegar a conclusões equivocadas.

Confira alguns aspectos essenciais de um plano financeiro eficiente para o comércio varejista:

  • Saldo do caixa – Você precisa ter a possibilidade de consultar qual é o seu saldo do caixa atual sempre que for necessário para embasar todas as decisões tomadas.
  • Controle das movimentações Um controle rigoroso sobre todas as movimentações de recursos realizadas é essencial para que nada passe despercebido na sua análise.
  • Fluxo de caixa Aliar as informações das movimentações que já ocorreram com aquelas que ainda acontecerão nos próximos períodos lhe dá ainda mais visão sobre a situação financeira da sua loja.
  • Projeção de vendas Projetar as vendas para os próximos meses é outro aspecto que aumenta a previsibilidade financeira da empresa.
  • Reconhecimento dos custos Quando você consegue reconhecer os principais custos da sua loja, fica mais fácil implementar ações de redução de gastos.
  • Preço de venda correto – Somente com todas as informações corretas em mãos é que você consegue calcular o melhor preço de venda dos seus produtos.
  • Análise dos resultados Finalmente, todas essas informações podem ser analisadas em conjunto e comparadas com os resultados obtidos ao final de um período.

Como otimizar as finanças do seu comércio varejista?

É muito comum que o empreendedor encontre dificuldades para controlar tantas informações financeiras – seja por falta de tempo, de conhecimento a respeito do assunto ou por qualquer outro motivo.

Nesses casos, o ideal é buscar o auxílio de profissionais especializados, isto é, contar com o apoio de uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para comércio varejista. Estes profissionais, além de realizar as rotinas contábeis, podem ser muito importantes para ajudar o seu negócio a organizar as finanças e ter uma boa lucratividade.

Os profissionais contábeis, parceiros de sua loja, precisam lidar com uma série de informações muito relevantes, tanto financeiramente quanto estrategicamente. Por isso, à partir do momento em que você passar a enxergá-los como aliados estratégicos, o seu comércio varejista só terá a ganhar.

  • Entendeu a importância do plano financeiro para o comércio varejista?
  • Como você lida com o plano financeiro de sua loja ou rede de lojas?
  • Já sabia da importância de contar com o apoio estratégico de uma empresa contábil especializada no comércio varejista, para otimizar os seus resultados?

Deixe os seus comentários e se ainda tiver dúvidas sobre estes e outros assuntos relacionados à gestão financeira e contábil de suas lojas, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atendê-lo!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.