Sonega Impostos

A gestão contábil que gera redução de impostos, e te apoia a encarar a crise!

Sonegar impostos é crime, mas há quem pense que essa forma é a única encontrada para pagar menos impostos, o que não é verdade!

Quem sonega impostos,acaba tendo problemas com a Receita Federal e também com a gestão de sua empresa, pois prejudica a performance de trabalho com perdas e desvios, além de multas seríssimas que acabam contribuindo para penalidades e até a inviabilidade do negócio. Até porque os dispêndios empresariais com as taxas, devido às multas, causam dificuldades da continuação do empreendimento.

Mas qual empresa ou empreendedor gosta de pagar altos impostos? Ninguém! Obviamente todos desejam uma redução nos encargos tributários! Porém, como fazer isso?

Você sabia que a resposta para isso está na gestão contábil?

Pois é, saiba que a partir da gestão contábil é sim possível conseguir meios legais de pagar menos impostos. Veja bem, os tributos do município, estaduais e federais compõem os maiores gastos que uma empresa pode ter, mas por meio de uma gestão efetiva contábil e por meio de um planejamento tributário é possível economizar com os encargos organizacionais.

Você quer pagar menos impostos? Então veja a seguir!

Estudo e diagnóstico do negócio

O presidente do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação afirma que uma análise e diagnóstico do perfil da empresa, permite definir pontos importantes que beneficiam e muito no enquadramento da instituição, nesse sentido, porte, constituição societária, faturamento, ramo de atuação e outros itens são fundamentais para a escolha do melhor tipo de regime tributário.

Busque ajuda de um contador especializado

A gestão contábil faz parte das responsabilidades do contador. A grande verdade é que quando o empresário fica retido nos cálculos e balanços empresariais, perde muito tempo para desenvolver outras atividades que são inerentes e importantes ao seu negócio.

À primeira vista, o empreendedor pode até pensar que não contar com o apoio de um contador, pode trazer economia, mas isso não é verdade. Veja bem, por não ser especializado no assunto, o empresário, por exemplo, pode optar pelo regime tributário errado, fazendo com que as apurações dos balanços financeiros sejam contabilizadas para mais impostos. Portanto, a melhor opção de conseguir pagar menos impostos é contando com quem realmente entende do assunto!

Importância do enquadramento tributário ideal

Você conhece quais são e como funcionam os 3 tipos de enquadramento fiscal?

Pois bem, para saber se o regime baseado no Lucro Real é o mais indicado, é preciso estar atento aos cálculos do IRPJ e ao PIS e COFINS, verificando também as margens de lucratividade. Se estas forem de 10% ou mais que isso, o Lucro Presumido passa a ser o ideal, já se houver menos lucro, aí o Lucro Real é o aconselhado.

As microempresas, por exemplo, costumam optar pelo Simples Nacional, isso devido as menores alíquotas (3% e 5%) de impostos sobre o faturamento anual, no entanto, cada caso precisa ser analisado com cuidado.

Quanto a essa questão, os microempresários costumam achar que o Simples Nacional é sempre a melhor opção, mas isso nem sempre cabe a todos os casos. Teoricamente esse regime facilita a vida das MPEs, pois unifica o pagamento dos tributos, no entanto isso quer dizer economia.

Por exemplo, O Simples Nacional ao ser escolhido, faz com que o empreendedor pague o IPI – citando empresas de confecção, por exemplo (válido ressaltar o motivo de falar com um contador).

O setor de pequenas confecções permite que o IPI seja de 0%, mas quando o empreendedor escolhe pelo Simples Nacional, é obrigado a pagar 0,5% de seu faturamento.

Entende porque a gestão contábil com um escritório que realmente entende do assunto pode te ajudar?

Por isso, tome decisões  assertivas e consiga pagar menos impostos com o apoio do maior aliado de sua empresa: o contador!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.