Estratégia De Vendas De Calçados

3 motivos pelos quais sua estratégia de vendas de calçados não está funcionando

A cena é comum: os empresários escolhem com base em muita pesquisa quais serão as tendências da temporada, encomendam vários modelos, reorganizam o estoque, fazem uma divulgação e, mesmo depois de todo esse trabalho, não conseguem atingir a meta de vendas do mês. O que pode estar dando errado?

Quando se fala em estratégia de vendas de calçados, sabemos que tanto o comércio varejista físico quanto o virtual sofrem com a alta concorrência. Mas existem algumas ações que podem estar atrapalhando os seus resultados, e, no post de hoje, listamos três delas. Confira!

  1. Você não conhece bem o comportamento do seu cliente

Toda estratégia de vendas de calçados precisa ter isso como base: conhecer bem o seu cliente e como ele se comporta. Muitas empresas não avaliam o comportamento do consumidor, os seus hábitos de compra, e isso pode ser crucial para definir o passo a passo de uma boa venda.

Por exemplo: suponhamos que o público de sua loja de calçados seja composto, em sua maioria, por mulheres executivas, que não têm muito tempo de fazer compras. A sua estratégia de vendas de calçados deve, então, alcançar essas mulheres. Como? Quem sabe se comunicando com elas via e-mail ou WhatsApp para mostrar as novidades e, ainda, disponibilizar um serviço de entrega de mercadorias para serem experimentadas por elas? Tudo deve ser pensado levando em conta o seu público-alvo.

Uma boa dica é realizar uma pesquisa entre os seus clientes para entender melhor quem são, onde vivem, com o que trabalham, quanto ganham, seus hábitos de consumo, etc. Esse levantamento é muito importante para definir tanto as estratégias de vendas de calçados como as de marketing de sua empresa.

  1. As ofertas não são personalizadas

Se você não conhece os seus clientes, também não consegue realizar ofertas personalizadas, aquelas que vão de encontro às necessidades deles e que são, praticamente, irrecusáveis.

Então, tente extrair as preferências dos seus consumidores, também, por meio de pesquisa. Com os resultados, você terá como recomendar os melhores produtos. Por exemplo: se você identificou que um de seus clientes está com problemas de coluna, ofereça a ele os calçados da linha confortável. Dessa forma, ele se sentirá especial e verá que você se preocupa não somente com o lucro, mas com a plena satisfação do consumidor.

  1. Você não está investindo o suficiente em comunicação

O investimento em comunicação deve ser prioridade em uma boa estratégia de vendas de calçados. Parece clichê dizer isso, mas muitos empresários do ramo ainda nem possuem uma página de mídia social para estreitar o relacionamento com os clientes.

Então, mesmo que você faça aquele marketing mais tradicional, com anúncios nas mídias locais, não deixe de investir em estratégias digitais, nem que precise contratar ou terceirizar uma equipe para lhe ajudar. Quando há esforços online, os retornos nas vendas costumam ser bem significativos.

Se você identificou em sua empresa alguns desses três motivos pelos quais a sua estratégia de vendas de calçados pode não estar funcionando, não se apavore, mas comece a agir: se planeje, busque orientações e coloque novas ideias em prática. O sucesso pode estar logo à frente.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira nos contar a sua experiência sobre esse assunto, deixe o seu comentário! Até a próxima.  

 

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