Empreender De Forma Inteligente

Se diferencie do mercado, empreendendo de forma inteligente

Empreender de forma inteligente… Será que isto significa que você tem que trabalhar arduamente? De fato o trabalho árduo, por vezes será necessário em sua trajetória empreendedora; no entanto, empreender de forma inteligente é muito mais que somente trabalho árduo.

Empreender é uma atividade com boas chances de sucesso, mas também é uma atividade de risco e possui muitas possibilidades de fracasso caso você empreendedor/a não se atente às estratégias que possam trazer prosperidade à sua nova jornada e que façam seu negócio se diferenciar para o seu mercado.

Veja aqui neste artigo algumas dicas e conselhos de como se diferenciar do mercado empreendendo de forma inteligente. Acompanhe!

A prática de se diferenciar do mercado

Ter uma excelente ideia de negócio não é o bastante para você se tornar um empreendedor de sucesso. Para sobreviver no empreendedorismo é extremamente importante que busque desenvolver meios de diferenciação que te farão se destacar em seu nicho de mercado.

Não importa o setor em que você atua, sempre terá que vencer a concorrência. Os clientes estão cada vez mais disputados e o mercado altamente competitivo. Por isso, investir em estratégias de diferenciação é uma importante maneira de empreender de forma inteligente.

Definindo estratégias por meio da matriz SWOT

No início da definição de sua estratégia empresarial para se diferenciar da concorrência é interessante que você faça uso de uma ferramenta de gestão muito utilizada em várias organizações de sucesso – a matriz SWOT. Com ela você conseguirá estabelecer as relações existentes entre as forças e fraquezas de seu negócio com as tendências verificadas no ambiente externo à empresa.

Uma das características desta importante ferramenta para definição de estratégia é diagnosticar fatores e se atentar às ameaças para transformá-las em oportunidades.

Identifique um problema que ainda não foi resolvido e encontre uma solução para ele

Para isso você precisa analisar sua concorrência, isto é algo que todo empreendedor deve efetuar com frequência:

  • Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo.
  • Observe como o mercado consumidor está reagindo.
  • Identifique as últimas tendências.
  • Conheça os serviços e preços praticados pela concorrência.
  • Pesquise qual é o perfil destes concorrentes.
  • Analise cautelosamente quais os maiores erros e acertos deles.

A partir de todas estas ações você conseguirá encontrar um diferencial, algo que sua concorrência ainda não pratica. Pode até ser que sua solução seja copiada, porém quando outros vierem eles serão apenas cópias e seu negócio será o primeiro porque deu o primeiro passo e se encontra muito mais à frente que os concorrentes.

Inovação

É certo que empreendimentos com melhor desempenho em inovação possuem maior probabilidade de crescimento, de se diferenciar e vencer a concorrência. Mas, aí vem a grande questão – como inovar?

Você pode inovar seu negócio em diversas áreas, como:

  • Na experiência de compra dos clientes.
  • No produto.
  • Nos serviços oferecidos.
  • Nos processos internos.
  • Na comunicação.
  • No layout da loja.
  • No pós-vendas, etc.

Todos estes tipos de inovação, e outros afins, podem garantir ao seu empreendimento maior eficiência e melhores resultados em diversas questões como redução de perdas, por exemplo. Além disso, contribuem significativamente para que seu negócio se diferencie do mercado empreendedor.

Então, pare por um instante e reflita em que sua empresa consegue se diferenciar do mercado… Porque os consumidores deveriam comprar de sua empresa e não de seus concorrentes? Será que você está empreendendo de forma inteligente?

Não há dúvidas de que o poder da diferenciação causa grande impacto para empresas de qualquer segmento. Observe o enfoque que terá o seu negócio e invista neste foco. Isto é uma forma de empreendedorismo inteligente que pode fazer seu negócio crescer de maneira sólida e lucrativa.

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Um forte abraço.

Sucesso!

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