Contabilidade Industrial

Contabilidade industrial : Como anda a contabilidade da sua indústria?

A contabilidade industrial faz parte de uma ciência de estudo que pesquisa variados fenômenos industriais e patrimoniais pertencentes a ela.

Sendo assim, ao se falar em contabilidade industrial, refere-se ao fato de existir a especialidade focada na indústria.

Para que a indústria possa ter êxito em suas aplicações, performance e atuação comercial é necessário analisar vários aspectos, como:

  • Matéria.
  • Força.
  • Capital.
  • Entre outro.

Cada indústria está inserida em um grupo distinto, e cada característica pode ser diferente, por isso, segue-se uma referida classificação.

Tipos de indústrias e classificação

  • Indústrias têxteis.
  • Indústrias minerais, mecânicas e químicas.
  • Indústrias alimentares.
  • Indústrias extrativas de metais e sais.
  • Indústrias de lãs artificiais ou papel artificial.
  • Serrarias de mármore e britas.
  • Oficinas metalúrgicas para fabricação de aço, chumbo, cobre, prata e etc.

Agora falaremos sobre a importância dos custos perante a indústria

O custo industrial é aquele responsável pelos bens e serviços da fabricação de produtos.

Isso se relaciona com:

  • Matérias-primas.
  • Mão-de-obra.
  • E demais despesas relativas o uso do setor, sejam elas utilizadas ou consumidas para a fabricação de produtos.

Nesse sentido, a matéria-prima na indústria é aquela associada aos materiais que entram em maior volume na empresa e que possuem a missão de compor o produto final.

Já a mão-de-obra na indústria é todo o apoio para o desenvolvimento desses produtos. Sendo assim, entram nessa questão o salário dos operários, hora extras, entre outros.

As despesas gerais na indústria, por sua vez, envolvem os dispêndios excedentes na confecção do produto.

Como anda as receitas da sua indústria?

Sem receita nenhuma empresa consegue prosperar. E a rotina de uma indústria como é sempre muito grande, é necessário estar bem atento a contabilidade, do contrário, não se conseguirá prosseguir no mercado.

As receitas representam a atividade econômica e rentável da indústria. E é adquirida por meio dos aumentos nos valores patrimoniais existentes. Sendo assim, esse departamento é dividido em:

  • Receita bruta de vendas de produtos – onde o ICMS será deduzido e o IPI eliminado/ excluído.
  • As receitas financeiras são decorrentes dos juros recebidos e neste consistem: descontos obtidos, ajustes de valores do ativo e etc.
  • As receitas não-operacionais – estes têm relação com os dividendos recebidos por participação em lucros de outras empresas, na recuperação de organizações, entre outros.

Contabilidade de custos industriais

São todos os gastos que envolvem a produção de produtos. Visa fazer uma apuração detalhada sobre os serviços ou produtos comercializados, dando apoio na tomada de decisão e também na formação do preço de venda.

Tipos de custos na indústria

Os custos direitos lidam com itens que dão apoio na produção do produto, exemplo: embalagens, rótulos, etc.

Os custos indiretos têm a ver com aqueles itens que não são identificados de maneira tão simples quanto o valor dos produtos ou serviços. Exemplo: marketing, equipe financeira e etc. Nesse caso, em muitos casos, é necessário que uma análise (associados aos critérios de rateio) seja muito bem-feita, de maneira que os recursos e produtos sejam alocados devidamente.

Métodos de custeio

Custeio por absorção – é aquele em que todos os custos associados à fabricação são absorvidos, então os gastos são rateados para todos os produtos ou serviços.

Custeio direto ou variável  faz a separação dos custos várias e os fixos, sendo contabilizado apenas os custos variáveis do período.

Custeio atividade ABC – esse custeio usa o critério das atividades que foram utilizadas e que geraram também algum tipo de custo para que dessa forma sejam desenvolvidas a alocação dos custos entre serviços prestados e produtos.

Portanto, é essencial que se contabilize todas essas informações para que assim se possa encontrar o valor real da rentabilidade, lucro e despesas da sua indústria.

Precisando de ajuda com sua contabilidade industrial? Entre em contato e nós lhe ajudaremos!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.