Indústria Inovadora

Como se tornar uma indústria inovadora e ter uma trajetória de sucesso?

O sucesso de qualquer indústria depende de vários fatores, que atuando em conjunto proporcionam a rentabilidade financeira desejada pelo empreendedor, gera emprego e renda, cria e amplia novos negócios. Dentre estes fatores, citamos:

  • Linha de produção eficiente;
  • Líderes com visão empreendedora;
  • Profissionais altamente qualificados;
  • Tecnologia e inovação;
  • Segurança do trabalhador;
  • Política econômica do país;
  • Ambiente de negócios favorável para se produzir mais;
  • Competitividade.

O fator Tecnologia e Inovação, representa um dos itens de maior peso na trajetória de sucesso de uma indústria.

A tecnologia

É um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas visando a solução de problemas, através da aplicação prática da engenharia e do conhecimento científico.

A tecnologia não se resume apenas em computadores e smartphones!!! Quando aliada à Inovação, a indústria busca apresentar um novo produto objetivando atender ao mercado consumidor, melhorando, é claro, seu faturamento.

A Inovação

É o principal motor que impulsiona a produtividade da indústria. A inovação nas indústrias é uma estratégia necessária para a longevidade do empreendimento, determinando o sucesso do negócio.

Como se tornar uma indústria inovadora? Por onde começar? Não existe uma fórmula milagrosa!!! Mas sim alguns procedimentos que ajudarão o empreendedor na implementação de um programa de inovação.

  • Visão estratégica – a direção deve ser transparente sobre os objetivos que a indústria deseja alcançar. “Saber onde se quer chegar”, é muito importante para a empresa alcançar o sucesso. Porém é necessário desenvolver estratégias para se alcançar a meta desejada e também comunicar aos colaboradores participantes. Isso engajará a empresa em seu crescimento.
  • Conexão com os clientes – São a razão da empresa existir!!!! Toda inovação só acontece em resposta à um pedido do cliente. Então é preciso ter esse feedback do cliente sempre que um produto novo for lançado.
  • Empreendedorismo corporativo – Estimule e crie condições para que os colaboradores consigam apresentar, discutir, melhorar e implementar iniciativas que possibilitem a melhora do produto e do negócio. Com certeza, o colaborador torna-se mais comprometido com a empresa quando tem a possibilidade de inovar, falar e ser ouvido!!!
  • Incentivo à cooperação – Criar rede de colaboração, com a finalidade de comunicar e compartilhar conhecimentos entre as pessoas com objetivos comuns.
  • Monitore progresso de fabricação do produto inovador – Os projetos inovadores precisam de indicadores, resultados. Precisam ser constantemente medidos, para se verificar sua eficiência.
  • Pensar a longo prazo – Obviamente, não é do dia para a noite que tudo vai acontecer. Não desanime na falta de resultados positivos de venda imediatos. Pense adiante! Busque resultados futuros!
  • Riscos e erros – Ao se tomar decisões corre-se o risco de errar. Não tem como inovar sem errar!!! Faz parte de todo negócio e principalmente de todo processo de inovação.
  • A diversidade – No processo de inovação é muito importante que ocorra a diversidade, pois permite brotar diferentes pontos de vista, miscigenando experiências e opiniões.
  • Empresas de incentivo à inovação – Procure instituições, escolas que já desenvolvem pesquisas de inovação tecnológica como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Estes institutos mantêm uma série de ações, como programas, serviços e iniciativas que apoiam o fomento da inovação tecnológica nas indústrias brasileiras.

Concluindo, a inovação é uma das soluções mais buscadas pelas indústrias que buscam se destacar no concorrido mercado brasileiro. Não obstante, se faz necessário alinhar a estratégia de inovação e a cultura da empresa, que muitas vezes possui uma atitude mais conservadora.

Inove!!! Crie!!! Desperte o empreendedor que há em você! Basta começar!! A trajetória é longa, porém o ponto de chegada para quem se dedica e arrisca é sempre o sucesso!!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.