Setor De Varejo

Como o layout e a iluminação da loja de calçados podem ajudar a vender mais?

Empresários do setor de varejo sabem – ou deveriam saber – da importância que a aparência geral da loja tem para atrair ou espantar clientes. Afinal, como ninguém pode “obrigar” o consumidor a entrar no estabelecimento, é preciso encontrar mecanismos para que ele se sinta estimulado para tanto.

Nesse sentido, o layout e a iluminação da loja de calçados são mais que essenciais para dar visibilidade ao seu negócio em meio à concorrência. Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas de como esses dois elementos podem lhe auxiliar a atrair clientes e vender mais.

Layout interno e externo

O layout de uma loja de calçados deve ser pensado tanto interna quanto externamente. A pessoa deve ser atraída pela fachada e vitrine, entrar no estabelecimento e se sentir confortável para realizar uma compra.

Entretanto, ter uma fachada atraente não significa que vale tudo para ser visto. Em muitos casos, apenas o nome da loja de forma legível já é o suficiente. Placas na calçada podem atrapalhar o fluxo de pedestres e chamar a atenção de forma negativa para a sua loja.

Quanto às vitrines, elas podem influenciar ainda mais no aumento das vendas. Por isso, dê uma atenção especial a ela verifique os seguintes aspectos:

  • Se há muito reflexo no vidro por conta do sol, dificultando a visualização dos produtos (nesse caso, use um fundo branco para rebater a luz);
  • Se as ofertas estão legíveis e podem ser lidas do lado de fora;
  • Se a quantidade de produtos expostos está adequada. Excesso não vende, confunde – mesmo em loja de calçados;
  • Se os preços dos produtos estão legíveis. Além de ser uma norma prevista em Lei, ela ajuda a atrair os clientes certos.

Atraiu o cliente? Então, atenção especial para o interior da loja. Aliás, pesquisas indicam que 85% das decisões de compras ocorrem no interior do estabelecimento. Os sentidos sensoriais dos possíveis compradores precisam ser estimulados.

Por exemplo: o estímulo sensorial da visão engloba desde o design da loja, dos próprios produtos, da iluminação e até as roupas dos atendentes. Quanto ao tato, deve-se levar em conta a possibilidade de os clientes experimentarem os calçados com o máximo de conforto possível, além da criação de mecanismos de organização do espaço facilitando o fluxo de pessoas – de modo que elas circulem na loja.

Também tenha muita atenção aos sentidos da audição e do olfato. Afinal de contas, ninguém gosta de entrar numa loja com um cheiro forte ou desagradável e com música inapropriada. Isso pode afetar diretamente nas vendas. Já reparou que em épocas de grandes liquidações as músicas são sempre mais agitadas? Mesmo assim, tenha cuidado com o volume.

Iluminação

A iluminação da loja de calçados é outro componente essencial e que pode influenciar nas vendas, pois a sua marca se destaca da concorrência.

Ela deve ser projetada de acordo com o seu público-alvo, pensando em poder econômico. Por exemplo: se a sua loja for popular, uma iluminação muito sofisticada pode espantar o público (o mesmo vale para o layout de toda a loja). Prefira uma luz mais clara, forte e uniforme, que passe a impressão de agilidade.

E o mesmo serve para o caso contrário. O público-alvo com maior poder aquisitivo se sentirá mais à vontade num ambiente com luzes quentes e amarelas, fazendo um jogo de luz e sombra, dando a impressão de exclusividade.

Caso queira valorizar um produto, utilize uma iluminação quente, dirigida e focada. Já para iluminar áreas amplas, opte por lâmpadas frias e difusas, com sombras menos marcadas.

Um ambiente que mistura lâmpadas frias e quentes fica mais equilibrado, fazendo com que o cliente permaneça mais tempo na loja e aumentando as chances de compras. Afinal, utilizar somente lâmpadas frias pode tornar tudo sem graça, enquanto somente adotar apenas as quentes traz a sensação de local abafado. Portanto, equilíbrio sempre.

Viu como é importante cuidar para que o layout e a iluminação da loja de calçados sirvam de isca para atrair mais clientes e aumentar as suas vendas? Então, comece agora mesmo a planejar as mudanças em seu estabelecimento e tenha sucesso!

Se você quiser compartilhar sua experiência sobre esse tema e nos contar como planejou o seu layout e a iluminação da loja de calçados, deixe o seu comentário abaixo. Até a próxima.

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