CONTROLE INTERNO E O EXTRATO BANCÁRIO

COMO O CONTROLE INTERNO E O EXTRATO BANCÁRIO PODEM IMPACTAR NAS FINANÇAS DO SEU NEGÓCIO

O extrato bancário é um documento fiscal e oficial que todo banco é obrigado a enviar ou deixar disponível nos caixas eletrônicos para o correntista com uma descrição completa da movimentação na conta corrente.

Deve constar no extrato bancário toda movimentação financeira da empresa, sejam a crédito, como depósitos, recebimentos de duplicatas e/ou transferências, quanto de débitos, como cheques emitidos, TEDs, débitos automáticos, saques com cartão, tarifas bancárias etc…

Não se esqueça de verificar se o seu banco informa o limite de crédito à disposição de sua empresa, juntamente com o saldo disponível: não confunda o saldo somado do dinheiro que é de sua empresa mais o crédito que o banco coloca à disposição; se você pensar que toda a quantia assim informada é de sua empresa, poderá entrar num saldo negativo e pagar muito juro por conta disso!

Porém, verificar o extrato bancário não é suficiente. É preciso possuir um controle interno a fim de comparar os resultados obtidos. O controle interno deve certificar que os valores e datas de lançamentos sejam os mesmos dos extratos, pois toda e qualquer diferença precisa ser investigada. Não se esqueça, os bancos também erram!

O extrato bancário é o parâmetro quando falamos de valores que entraram ou saíram da empresa. Lembramos que a fiscalização tem como ferramenta o E-Financeira, que analisa toda movimentação financeira de todo mundo. Para sermos exatos, movimentação acima de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais vai parar na Receita Federal. E se não contabilizarmos o que a Receita Federal já sabe, corremos o risco de cair na malha fiscal.

Assim, envie para o Escritório Contábil, mensalmente, o extrato das contas bancárias de seu negócio. Porque é ele, o extrato bancário, que mostra om precisão as receitas e despesas e a realidade econômica da sua empresa.

Esperamos que este breve comentário tenha lhe ajudado a perceber a importância do extrato bancário para o seu negócio.

Até a próxima dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.