Um Bom Planejamento Industrial

Como fazer um bom planejamento industrial? Aprenda já e aumente a sua produtividade!

O planejamento industrial é uma das etapas fundamentais para o sucesso de qualquer empresa que atue no setor. Afinal, uma indústria sem um bom planejamento é como um navio navegando no mar sem um capitão: ela irá para onde a maré a levar, deixando o rumo de toda a tripulação nas mãos do destino.

Certamente, não é isso que você imagina para a sua organização, certo? O objetivo de qualquer empresa é fazer sucesso no mercado e crescer cada vez mais, mas essa evolução não acontece por acaso. É com base em um bom planejamento industrial que você pode começar a agir agora mesmo para construir um futuro próspero.

No nosso último texto, destacamos a importância dessa ferramenta. Que tal conferir antes de continuarmos essa leitura tão necessária para o sucesso do seu negócio?

Neste artigo, veja como você pode fazer um bom planejamento industrial e levar a sua empresa ao sucesso!

Entenda o planejamento empresarial

Quando falamos sobre planejamento empresarial, é comum o associarmos a planos e metas para o futuro. Mas como isso funciona, exatamente? Se você levar em conta que uma indústria mantém as suas atividades em funcionamento por tempo indeterminado, poderia fazer planos para daqui 50 anos, mas, também para daqui 2 meses, certo?

Essa relação de tempo pode ser muito confusa e atrapalhar o desenvolvimento empresarial. Tudo precisa ser posto em prática no seu tempo certo. É como diz o ditado popular: não podemos colocar a carroça na frente dos bois, e é por essa razão que o planejamento pode ser dividido em estratégico, tático e operacional.

  • Planejamento estratégico O planejamento estratégico é a base de tudo, englobando a visão de futuro para empresa a longo prazo – geralmente um período de 5 a 10 anos.
  • Planejamento tático É em médio prazo, transformando toda a visão da organização em metas e condições.
  • Planejamento operacional – Acontece no curto prazo e é nesse nível que as ações, efetivamente, são colocadas em prática – geralmente em um prazo de 3 a 6 meses.

Como fazer um bom planejamento industrial?

Agora que você já compreendeu o papel desse processo em uma organização, veremos quais são as etapas para elaborar um planejamento industrial eficiente. Para isso, tenha em mente os conceitos que acabamos de abordar e ordene a sua visão de futuro de acordo com o espaço de tempo até a concretização dos seus objetivos.

#1 Faça um diagnóstico inicial

O primeiro passo é fazer um diagnóstico inicial sobre a sua indústria. Reveja a missão do seu negócio, como estão os processos internos, como você está posicionado no mercado, seus pontos fortes e fracos e analise quem são seus clientes, fornecedores e parceiros.

Tudo isso será fundamental para que você consiga projetar um futuro realista – afinal, todo planejamento deve ser feito com base em informações fidedignas.

#2 Responda às perguntas fundamentais

Depois de feito o diagnóstico inicial, é hora de compreender melhor onde você quer chegar com o seu planejamento industrial. Para isso, você pode responder às perguntas fundamentais:

  • O que você quer fazer?
  • Por que você quer fazer?
  • Quem fará?
  • Como você fará?

Imagine que o seu planejamento envolva aumentar em 50% a sua produção em 5 anos. Você pode colocar isso em prática para expandir o seu mercado, certo? E como isso pode ser feito na prática? Quem precisará dedicar esforços para transformar esse objetivo em realidade? Talvez seja preciso contratar mais funcionários, comprar novos maquinários ou rever os processos internos.

#3 Transforme em metas

Enquanto o seu planejamento industrial estiver focado nos aspectos estratégicos e táticos, será muito difícil colocá-lo em prática. É preciso transformar tudo em metas palpáveis – que podem ser controladas e mensuradas. Se você quer aumentar a sua produção, coloque como metas as seguintes ações:

  • Rever o processo produtivo;
  • Avaliar a capacidade de cada funcionário;
  • Estudar a contratação de mais mão de obra;
  • Adquirir uma nova máquina, por exemplo.

Um bom planejamento industrial é capaz de colocar no papel toda a sua visão de futuro para a indústria e transformá-la em tarefas que podem ser executadas a partir de agora. Isso, certamente, é essencial para promover o crescimento da sua empresa.

Você já possui um bom planejamento industrial? Gostou das dicas apresentadas neste artigo?

Se precisar de ajuda para elaborar o seu planejamento, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

A Audiens é uma empresa contábil situada em São Paulo – Capital. Nosso objetivo é trazer uma experiência de atendimento única aos nossos clientes, fornecendo soluções realmente efetivas e buscando proporcionar uma economia considerável com impostos e afins, tudo em conformidade com a lei.

Através do nosso conteúdo exclusivo, vamos, juntos, aprimorar os resultados do seu negócio e facilitar o seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.