Preço De Vendas No Seu Comércio Varejista

Guia completo de como calcular o preço de vendas no seu comércio varejista!

comércio varejista

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Um dos principais desafios de um empreendedor é conseguir encontrar o valor ideal para cobrar pelos seus produtos, equilibrando as expectativas do cliente e o lucro esperado. Calcular o preço de venda no comércio varejista é fundamental para qualquer loja que queira atingir bons resultados e crescer no mercado.

Para que você consiga encarar essa tarefa de forma tranquila, preparamos um guia completo sobre como calcular o preço de venda no comércio varejista. A fórmula é bem simples: basta somar os custos do produto, o percentual das despesas fixas e o lucro esperado. Mas, para que isso possa ser feito, temos que conhecer a fundo cada uma dessas variáveis, não é mesmo? Acompanhe. 

Custos dos produtos

O primeiro passo para calcular o preço de venda no comércio varejista é identificar o custo de cada produto. Mas não estamos falando, apenas, do valor que você pagou para adquiri-lo para revenda, e sim todos os custos envolvidos na operação: transporte, embalagens, entre outros.

Quando você compra alguns tênis para revender na sua loja, deve considerar todos os custos que foram necessários até o momento de vendê-los para o cliente. Se não considerar isso, o cálculo do seu preço de venda resultará em um valor menor do que deve ser, podendo reduzir a sua margem de lucro ou até mesmo dar prejuízo.

Despesas fixas

Além dos custos diretos do produto, você precisa levar em conta àqueles que estão envolvidos indiretamente no processo de compra – as despesas fixas. Afinal, se você não considerar as despesas com aluguel ou salários de funcionários no momento de precificar os seus produtos, como é que terá dinheiro para pagá-las?

As despesas fixas também têm grande importância para encontrar o melhor preço de venda para os seus produtos. Porém, para que elas possam entrar no cálculo, é necessário fazer um rateio dividindo o total das despesas fixas pelo o de venda dos últimos 12 meses.

Comece identificando todas as despesas fixas mensais dos últimos 12 meses – como água, luz, internet, aluguel, salários e tributos indiretos. Depois disso, divida esse valor pelo total de vendas e multiplique por 100. 

Exemplo: se, nos últimos 12 meses, você teve R$5 mil de despesas fixas e R$20 mil de vendas, o cálculo fica assim: 5.000/20.000,00×100 = 25%. Ou seja, o valor das despesas fixas representam 25% do valor recebido pelas suas vendas.

Margem de lucro

A margem de lucro define o quanto se lucra em cada venda, e ela pode ser arbitrada por você. Porém, é importante levar em conta o valor praticado pelos concorrentes e quanto os seus clientes esperam pagar pelos produtos.

Mesmo que uma margem de lucro de 100% possa parecer atraente, se você não conseguir vender os seus produtos, ela não servirá de nada.

O cálculo do preço de venda

Finalmente, chegamos à última etapa para calcular o preço de venda no comércio varejista.  Agora que você já identificou todas as variáveis, falta apenas realizar o cálculo!

Para que fique claro, vamos a um exemplo:

  • Custo total por produto: R$15,00
  • Percentual das despesas fixas: 25%
  • Margem de lucro desejada: 15%

O cálculo será feito somando todas essas variáveis, porém é preciso tomar cuidado com a utilização de porcentagens na equação e levar em conta que o preço de venda é considerado 100% do valor que será encontrado. Nesse caso, temos o cálculo:

PV (100%) = 15+25%+15%

Agora, vamos somar as porcentagens e passá-la para o outro lado da equação, com o sinal invertido.

100% (PV) – 40% = 15
60% = 15
PV = 15/60%
PV = 0,25

Ao multiplicarmos o resultado por 100, chegaremos ao preço de venda: R$25,00.

O cálculo do preço de venda no comércio varejista pode sofrer algumas variações – se você utilizar o valor bruto em vez das porcentagens, por exemplo – mas as variáveis sempre serão as mesmas. 

Como você costuma precificar os seus produtos? Você já sabia como calcular o preço de venda no comércio varejista? Deixe o seu comentário e até a próxima.

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