
Como aumentar as vendas da loja online com o marketing de conteúdo
Sua loja online atrai o consumidor de forma qualificada? No e-commerce, uma das formas de aumentar as vendas da loja online e conquistar melhores resultados é investir em marketing de conteúdo. Sua loja ainda não faz isso?
Para ajudá-lo a reverter essa situação, confira nossas dicas a seguir!
O que é marketing de conteúdo e como ele pode aumentar as vendas da loja online?
O marketing de conteúdo busca conquistar e tornar seu público mais alinhado à conversão de vendas. Isso é feito produzindo conteúdo que seja relevante e útil para o que o usuário procura.
Investir em marketing de conteúdo gera resultados qualificados, pois a jornada de compra em canais online é diferente da tradicional. O primeiro momento da jornada de compra do cliente ocorre antes mesmo de acessar a loja online.
Isso porque antes de procurar uma solução, o usuário deseja se informar. Por isso, o marketing de conteúdo funciona para aumentar as vendas da loja online. O momento de compra, com o marketing de conteúdo, é resultado de satisfazer as dúvidas e dores do cliente. Assim, a loja cria uma relação com o cliente em potencial, estabelecendo confiança e credibilidade.
Vantagens do marketing de conteúdo para as vendas da loja online
O mercado de e-commerce, atualmente, não possui somente o papel de canal de venda. O cliente busca informação e exige todos os mínimos detalhes antes de efetuar uma compra. Ao investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, sua loja online pode:
- Ter um aumento em sua taxa de conversão para 2,9%. Sem marketing de conteúdo, sua loja online teria apenas 0,5%.
- Economizar 62% em relação ao marketing tradicional, gerando 3 vezes mais tráfego.
- Ter seis vezes mais resultados do que empresas que não investem em conteúdo.
Assim, oferecer um conteúdo para seu público faz com que sua marca se fortaleça no mercado. Aliar relevância a técnicas de otimização de busca (SEO) constrói uma estratégia de posicionamento orgânico. Dessa forma, é possível ampliar o alcance do seu canal e, por consequência, aumentar as vendas da loja online.
Dicas ao investir em marketing de conteúdo para aumentar as vendas da loja online
O investimento em marketing de conteúdo exige disciplina e táticas bem definidas. Conhecer o público ideal a ser impactado é essencial para que a estratégia seja eficiente.
Com isso em mente, é importante que sua loja online:
- Compartilhe o conteúdo em mídias sociais e canais digitais.
- Acompanhe métricas e monitore os resultados.
- Mantenha uma produção constante e relevante para seu cliente.
- Tenha um discurso alinhado e coerente em todos os canais.
Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é seu grande suporte ao monitoramento e à geração de métricas. Ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, podem ser utilizadas em seu site gratuitamente. Tendo um blog como ponto de partida, a possibilidade de gerar materiais com maior taxa de conversão é alta.
Integre sua área de vendas ao seu marketing
Gerar tráfego é importante, mas ainda mais fundamental é saber qualificar o público. O marketing de conteúdo, se bem estruturado, permite uma geração de lead (potencial cliente) gradual. À medida em que ele parte de conteúdos introdutórios para materiais mais complexos, sua decisão de compra torna-se mais forte.
No entanto, uma estratégia de marketing de conteúdo não funciona isoladamente. É importante que a abordagem de vendas esteja preparada e saiba investir em clientes qualificados. Dessa forma, a jornada de compra com marketing de conteúdo pode ser melhor controlada e monitorada e, com isso, será possível aumentar as vendas da loja online.
De acordo com um estudo, empresas com equipes de marketing e vendas que trabalharam integradas conquistaram 20% de crescimento anual de receitas, enquanto outras organizações em que não houve essa sinergia, registrou-se queda de receita de 4% ao ano.
Assim, para maximizar suas chances de aumentar as vendas da loja online, é fundamental integrar marketing e vendas, potencializando os resultados de suas ações de marketing de conteúdo.
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