Produção Industrial

A indústria tem reagido à crise com bons resultados!

Sem dúvida alguma a economia passa por tempos difíceis em nosso país. Porém, com a crise, gerou-se também no comércio e na indústria, formas excelentes de comercializar, conquistar a fidelidade e a atenção do público.

É verdade que a produção da indústria brasileira ficou em 0,1% acima, quando comparado a junho.

Essa informação veio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – o IBGE. Salientando assim que taxas positivas têm sido recebidas no setor.

Em agosto de 2016 houve uma alta de 1,1% nas vendas.

Nessa comparação, 18 das 24 atividades industriais obtiveram alta da produção. Veja quais foram os principais destaques:

  • Indústrias de veículos automotivos – alta de 8,4%
  • Perfumaria, produtos de limpeza e higiene pessoal – 4,7%.
  • Metalúrgicas – 4,7%.
  • Confecção de artigos para vestuário – 9,8%.
  • Artefatos de couro e calçados – 10,8%.
  • Produtos de borracha e materiais de plástico – 2,4%.
  • Produtos farmacêuticos – 4,4%.
  • Produtos alimentícios – 6,4%.
  • Indústrias extrativas – 2,6%.
  • Reboques e carrocerias – 4,8%.
  • Bens intermediários – 1,2%.
  • Bens de consumo – 1,9%.

Essas foram algumas das indústrias que tiveram destaque mesmo em meio à crise.

O economista da GO Associados, Gesner Oliveira falou em entrevista que já se vê indícios de uma retomada, embora que para muitos empreendedores ainda esteja lenta.

De forma clara, a situação dessa reação positiva, mostra claramente que a economia está se recuperando bem e que pode também estimular outros setores que atualmente estão em retração.

A indústria de bens de capital foi quem mais ganhou nessas últimas pesquisas.

A redução no estoque compensou

A retomada da produção industrial também se deu com o fim do ciclo de ajustes nos estoques industriais, quanto a quantidade de bens que estavam disponíveis para vendas.

O acúmulo de mercadorias que ficaram “encalhadas”, acabou obrigando os setores da indústria a reduzirem a produção em 2015, mas depois de vários meses que foram seguidos de queda, foi possível que o segmento se atentasse à necessidade de inovação, investimentos e reposição de equipamentos que permitisse um alto nível de competitividade.

Os especialistas da área afirmam que a situação é melhor e há progressão otimizada para que esse aumento seja contínuo nos meses seguintes. As expectativas são boas e a indústria se mantém positiva.

Perspectivas para o futuro próximo…

Apesar dos gestores das indústrias terem ficado bastante preocupados com o lento crescimento inicial, os economistas que foram consultados na Pesquisa Semanal Focus do Banco Central, estimam que haverá contratação de 6% da produção neste ano.

Para o PIB – Produto Interno Bruto, é esperado um crescimento de 1,2% em 2017.

O IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial salientou que houve uma moderação da crise industrial, interrompendo assim uma redução das perdas, dando assim uma esperança aos gestores.

Dados os resultados mais otimistas, as horas trabalhadas no setor da indústria no mês de setembro, quando comparada a agosto, teve aumento de 1%, segundo análise da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

O câmbio também tem sido favorável à indústria

O câmbio tem ajudado aos produtores que exportam. O crescimento da produção industrial tem ficado mais intensa para os segmentos de inserção internacional.

A receita gerada pelo dólar tem trazido benefícios, já que o valor da moeda está em alta. Muitas indústrias tentando superar o colapso da economia brasileira, investiram na exportação. Podendo atuar de maneira produtiva no mercado externo.

A indústria, portanto, vem desenvolvendo meios de conseguir superar a crise de modo estratégico, aprendendo assim a driblar os problemas com maior êxito!

Aproveite este material do IEDI COMO VENCER A CRISE, que apesar de ser de 2015, ainda faz muito sentido para o setor industrial ao final deste ano de 2016.

Uma ótima leitura e muito boa sorte!

E lembre-se: Conte sempre com um contador para o crescimento sustentável da sua indústria!

Até a próxima!

Veja o próximo post: O gerenciamento eficaz de todos os processos na indústria que trazem melhores resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.