Comércio Varejista Multicanal

7 motivos para tornar seu comércio varejista multicanal

Se o cliente se tornou multicanal, você e o seu negócio também precisam ser! O comerciante que deixa de atender às novas demandas e necessidades dos seus clientes está fadado ao fracasso.

Hoje, o comércio precisa estar onde seus clientes estão, oferecendo não apenas a loja física, mas diversas plataformas de atendimento, como call-center, redes sociais, chat online, sistemas de autoatendimento, entre outros. Adotar uma estratégia multicanal eficaz no seu negócio é a garantia de que sua empresa sempre irá evoluir e ser aderente aos desejos e às expectativas de seu cliente.

Confira, no artigo de hoje, 7 motivos para tornar seu comércio varejista multicanal.

#1. Comércio varejista multicanal = mais produtividade para seu negócio

Não importa o tamanho da sua loja, as estratégias multicanais podem fazer a diferença entre seu negócio crescer ou fechar as portas.

Um comércio varejista multicanal consegue expandir sua carteira de clientes, fornece melhor experiência de compra e agiliza sua cadeia de suprimentos.

Para isso, é necessário que você adote uma plataforma tecnológica robusta e que integre todos os seus sistemas, possibilitando centralizar e gerenciar os dados de clientes, fluxos de trabalho e estratégias de divulgação.

Ter um local centralizado para gerenciar todos esses canais permite que você se adapte ao mercado rapidamente, sincronizando dados sobre itens, pedidos, clientes e inventários em um só sistema, ganhando em produtividade e, consequentemente, em lucratividade.

#2. Expansão do mercado de atuação

Você precisa estar onde os seus clientes estão, o que significa vender seus produtos em várias plataformas. Se você é um lojista do setor de calçados, já pensou em atingir consumidores em meios diferentes daqueles em que você já é consagrado?

Se as vendas na loja física estão a todo vapor, isso não é motivo para ficar acomodado! Pense na possibilidade de expandir suas vendas investindo em uma loja virtual ou em um aplicativo para celular, por exemplo.

Analise o perfil de seu cliente, quais são os seus meios preferidos para compra e interação com marcas. Planeje a estratégia de forma a tornar seu comércio varejista multicanal e ampliar o alcance do seu negócio.

#3. Melhoria da experiência do cliente

Ao adotar o comércio varejista multicanal, você pode ter um grande impacto na experiência do cliente. Independentemente da plataforma escolhida, preste um atendimento ágil e atencioso para os elogios e mais ainda para as reclamações dos consumidores.

Outra forma de potencializar a experiência do cliente é fazer pesquisas de feedback para descobrir quais são as opiniões deles quanto aos seus produtos e também sobre o seu atendimento. Essas inovações vão permitir que você adote ações de melhoria do seu negócio e, ainda, fazer com que o cliente o diferencie de outros potenciais concorrentes.

Ao tornar o seu comércio varejista multicanal, você estará dando voz e vez para seu cliente, aumentando suas chances de conquistá-lo e de fidelizá-lo, evitando que ele procure pela concorrência.

#4. Centralização de dados dos clientes

Ao centralizar os dados de clientes de diferentes plataformas, você terá um histórico de informações do perfil de cada um deles. Isso capacita sua equipe de vendedores a fornecer um melhor atendimento, de acordo com o perfil do consumidor.

Em um segmento de mercado dinâmico, como o varejo de calçados, os dados dos clientes são inestimáveis. A capacidade de manter e utilizar perfis de clientes é uma grande oportunidade para acompanhar as tendências do mercado, construir um relacionamento mais forte com eles e gerar vendas para a sua loja.

#5. Construção de vantagem competitiva

Faça uma análise dos sistemas de comunicação dos seus potenciais concorrentes e verifique se eles oferecem canais que não estão disponíveis no seu negócio.

Você pode acabar perdendo vendas para a sua concorrência por não investir em tecnologia. Sempre esteja um passo à frente do seu concorrente: se ele tem um canal de comunicação mais rápido e intuitivo, pense na possibilidade de atualizar o seu para algo melhor e mais moderno, que cative e fidelize seu cliente.

#6. Estratégia de baixo custo

Hoje, as tecnologias de comunicação e divulgação são bastante acessíveis e de baixo custo. Criar um perfil em uma rede social, desenvolver um site ou contratar sistemas de comunicação com o cliente são ações que podem demandar baixo investimento, se comparadas com outras estratégias tradicionais de marketing.

#7. Seus consumidores são multicanal

De acordo com estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o país possui 102 milhões de pessoas conectadas, o que corresponde a pouco mais da metade da população.

A mesma pesquisa apontou que o telefone celular é o dispositivo mais utilizado para acesso individual da internet, representando 89% dos entrevistados.

Espera-se que, nos próximos anos, dois terços das vendas sejam decididas no meio online antes de ser efetivadas no meio físico.

Dessa forma, as empresas que se anteciparem e investirem em estratégias de comércio varejista multicanal para estar presentes no maior número de canais relevantes para seu cliente estarão garantindo seu espaço no mercado e a lucratividade de seu negócio.

Sua empresa investe em estratégias multicanais?

Conhece algum case de sucesso de comércio varejista multicanal?

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Agora, que tal conhecer 10 motivos para investir na geração Z? Saiba mais!

Sucesso e até a próxima!

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