Comércios Varejistas

7 dicas para o comércio varejista se preparar para as vendas em 2017!

É fato que com a crise instalada no Brasil, muitos comércios varejistas foram penalizados e sofreram perdas significativas em 2016. Isso ocorre devido a redução do poder de consumo da população. Logo, se a população compra menos consequentemente o empreendedor fatura menos. Porém, é possível que você dê a volta por cima e vença essa situação.

Pensando nisso, este artigo foi elaborado especialmente como uma estratégia para te fornecer subsídios que possam contribuir com o faturamento de seu negócio. Conheça agora 7 dicas para o comércio varejista se preparar para as vendas em 2017!

       1-Utilize mais de um canal de compra

Atualmente o consumidor é altamente seletivo e sabe muito bem utilizar a tecnologia ao tomar qualquer decisão de compra. O mundo físico e o digital estão interligados e as pessoas transitam entre eles com total naturalidade. Você não deve ver esses canais como concorrentes entre si, mas como aliados.

O e-commerce tem crescido significativamente nos últimos anos. Diversos varejistas estão decidindo lançar seus sites como uma das formas de se preparar para as vendas em 2017 e assim obterem ótimos resultados. O empreendedor que não buscar oferecer a seus clientes opções de vendas multicanais estará perdendo a oportunidade de ter maior faturamento.

       2-Faça de seu varejo (ponto de venda) um ponto de relacionamento

Isso está sendo notado cada vez mais no comércio varejista. Um relacionamento quando bem conduzido resulta em uma única consequência – venda. O seu consumidor precisa não somente de um vendedor que ofereça opções de compra, mas sim de um facilitador que esteja preparado para atender, tirar dúvidas e explicar sobre determinado produto/serviço.

       3-Ofereça tratamento diferenciado!

Você já ouviu dizer que cliente é rei? Pois é. Exatamente dessa forma que você deve tratar seus clientes. Considerá-lo como um rei é oferecer a ele tratamento exclusivo e diferenciado. Outra maneira eficiente de preparação para vender mais em 2017 no comércio varejista é isso. Ademais, o seu consumidor poderá se engajar à sua marca devido ao bom tratamento e relacionamento que ele obteve e levar outros a interagir com seu negócio.

      4-Reduza o tempo de resposta ao cliente

Um cliente satisfeito tem mais chances de voltar a comprar seus produtos/serviços. Um dos meios de satisfazê-lo é diminuir o tempo de resposta que resulta também em otimização das vendas. Algumas dicas para isso são:

  • Disponibilizar um espaço FAQ (perguntas frequentes) em seu site ou blog.
  • Oferecer o rastreamento da entrega.

Essas estratégias permitem que seu consumidor busque a informação exata de que necessita.

       5-Mostre seu diferencial

A ideia dessa dica de como o comércio varejista pode se preparar para as vendas 2017 é entender o que destaca seu negócio da concorrência e você passar a trabalhar mais no elemento que o destaque dos demais. Por exemplo, se seu diferencial for alguma tecnologia, aposte nela. Se for atendimento, identifique onde pode melhorar ainda mais.

O importante é também entender o que seu público-alvo deseja e oferecer a ele aquilo que atenda às suas necessidades.

        6-Sustentabilidade

Pesquisas revelam que uma das tendências para o comércio varejista em 2017 é a questão da sustentabilidade. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas como o meio ambiente e estão optando por alternativas social e ecologicamente sustentáveis.

Vale destacar que este conceito de sustentabilidade no varejo não tem a ver somente com a sociedade e a natureza, mas também com as relações com clientes e fornecedores. A sustentabilidade é um meio de estabelecer uma relação ganha-ganha de longo prazo com seus clientes.

        7-Ofereça o produto certo

O objetivo de seu consumidor não é simplesmente comprar nada. O que ele deseja e ter seu problema resolvido. Por exemplo, ninguém compra roupas; o que eles compram é conforto, beleza, status, marca… identifique qual o problema que seu produto resolve e ofereça o produto certo para alavancar suas vendas.

Por fim, é preciso ter otimismo, agir e atuar com boas estratégias e soluções inovadoras para vender mais em 2017. Busque fazer um planejamento e identificar qual será a ação mais viável ao seu tipo de negócio, depois coloque-o para funcionar.

Sucesso em suas vendas 2017!

Um forte abraço.

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