Comércio Varejista

6 dicas sobre gestão para lojistas: Aumente suas vendas já!

Empreendedor, esse artigo vai te ajudar a melhorar as práticas de gestão da sua loja. Essas dicas servem para você que já possui uma loja consolidada e também para o que ainda não possui e está pensando em iniciar seu empreendimento varejista.

Uma frase que serve muito para qualquer tipo de empreendedor é: “O que separa o empreendedor bem-sucedido dos outros é a persistência”. O problema não está em falhar, está em você na primeira tentativa desistir dos seus projetos e metas.

É importante que você saiba que nem tudo o que pôr em prática vai dar certo, porém, foram separados alguns pontos para que você tenha mais sucesso no seu negócio. Confira aí!

       1- Verifique o interesse do público

Entender a necessidade do seu público determina se você terá um negócio lucrativo. O empreendedor deve saber, previamente, o que o cliente gosta.

Para você que ainda não abriu sua loja, faça uma pesquisa para saber o que as pessoas precisam. Veja se os produtos e serviços que você irá oferecer vai suprir a demanda e se realmente existe demanda.

Já para o empreendedor que já possui sua loja, antes de adicionar um novo produto ou serviço, procure saber se os seus clientes realmente precisam, para evitar gastos desnecessários.

        2-Conheça os hábitos do seu cliente

É claro que para atingir o objetivo acima, é importante que você cumpra a dica que está sendo descrita agora. Algumas informações que você pode ter e que vão te ajudar a aumentar seus lucros são:

  • Tamanho do público;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Poder de compra;
  • Padrão de consumo;
  • Preferências;
  • Rotinas;
  • Comportamentos.

    3-Valores justos

Para ter uma gestão eficiente de uma loja, é importante que você se preocupe com esse fator. Não adianta você abrir uma loja ou oferecer novos produtos ou serviços se os mesmos não forem viáveis para os seus clientes, sejam eles atuais ou futuros.

Conhecendo então o seu público, pratique um valor dentro da realidade. Tendo as informações passadas no tópico anterior, pratique formas de atrair o cliente para o seu comércio.

       4-A equipe faz parte da gestão!

O empreendedor já foi cliente, esse é um fato. Você, como cliente, entende a importância de um bom atendimento, por isso invista em sua equipe.

É a equipe quem vai determinar o sucesso do seu comércio, uma vez que serão eles que irão lidar com o seu público.

Preste atenção no comportamento dos seus liderados e invista bem (principalmente o seu tempo) nas três etapas:

1-Recrutamento – contrate o perfil ideal, ou seja, pessoas que se adequam à sua empresa e que agradem o seu público;

2-Desenvolvimento – ninguém é perfeito, por isso desenvolva os seus liderados e os aperfeiçoe para que sejam agradáveis e tenham empatia pelos seus clientes, trazendo melhores resultados.

3-Retenção – esse é um fator extremamente importante: saiba reter os seus melhores talentos. Você tem que pensar no retorno a longo prazo, ou seja, investir mais nele agora te dará um retorno maior no futuro.

      5-Entenda a concorrência

Esse com certeza é um fator importante, diferencial e que poucos lojistas ou empresas colocam em prática: entenda a sua concorrência!

Existem alguns pontos que você pode observar para fazer diferente em sua loja. Entenda sobre os seus concorrentes os seguintes pontos:

  • Quem são – separe pelo menos cinco principais concorrentes;
  • Principais pontos em que trabalham – no que investem (vitrine, e-commerce, produtos, locais, etc.)
  • Pontos fortes e fracos da concorrência – nos pontos fortes faça igual ou melhor. Nos fracos, faça diferente.
  • Experiência do cliente – dê ao seu cliente algo que ele não tenha online, veja o que seu concorrente faz de melhor em seu ambiente e faça melhor. O ambiente determina um futuro comprador ou não.
  • Ética para uma futura parceria – o seu concorrente pode ser um futuro parceiro, por isso, siga as dicas acima com ética em sua loja.

        6-Analise seus resultados

Por fim, analise os resultados da sua loja. Repare o que mais vendeu ou menos vendeu, qual período deu mais resultado, o que te trouxe um lucro maior e etc.Para isso, a contabilidade gerencial é essencial!

Que tal colocar essa dica em prática agora mesmo, consultando a um contador especializado em contabilidade para comércio varejista? Os dados gerados pela contabilidade pode ser o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso de seu comércio.

Se tiver dúvidas, fique à vontade para nos chamar!

Sucesso!

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