Comércio Varejista

5 motivos para você zerar o estoque do seu comércio varejista!

Zerar com frequência o estoque do seu comércio varejista é o sonho de muitos lojistas, já que isso faz com que o empreendimento se renove e oferte sempre os produtos certos que vão garantir o aumento do faturamento no fim do mês.

Afinal, nenhum empresário gosta de ver os produtos escolhidos com tanto planejamento ficando encalhados e perdendo valor, ainda mais quando falamos de calçados ou roupas esportivas, cujas tendências aparecem e desaparecem rapidamente.

Por isso, no post de hoje, preparamos 5 motivos pelos quais você deve começar agora mesmo a zerar o estoque do seu comércio varejista. Confira.

Motivo 1: aumentar as vendas

Esse é um motivo clássico. Um bom controle de estoque é uma verdadeira estratégia que gera vantagem competitiva no mercado. Ou seja, escolhendo os produtos certos e garantindo um preço justo e com uma boa margem de lucro, você zera o estoque do seu comércio varejista e, rapidamente, o repõe com novos produtos, garantindo a compra de determinados modelos muito procurados e que estão em falta na concorrência.

Além de garantir a venda, dessa forma, você ainda conquista a fidelização do cliente.

Motivo 2: manter a qualidade dos produtos

Zerar o estoque do seu comércio varejista ajuda a manter a qualidade dos produtos, pois eles podem ser danificados com o tempo ou até mesmo se perder em meio a tantas caixas com pares encalhados.

Motivo 3: simplificar a operação

Sem ter que controlar um estoque imenso, os processos operacionais da sua loja ficarão bem mais simples.

Tarefas como a contagem dos produtos, que antes demoravam um tempo considerável, deixam de existir, aumentando a sua produtividade e a dos seus colaboradores.

Motivo 4: reduzir os custos

A conta é simples: quanto mais produtos em estoque, maior a quantidade de dinheiro parado – e isso, definitivamente, não é um bom negócio. Então, zerar o estoque do seu comércio varejista torna-se imprescindível para que você recomece comprando os produtos certos que são passíveis de saída rápida.

Isso sem falar na redução de horas extras, que muitas lojas acabam pagando por conta do processo de contagem de estoque.

Motivo 5: se concentrar nos fornecedores certos

Zerar o estoque do seu comércio varejista também ajuda a recomeçá-lo com os fornecedores certos. Um problema muito comum que os comerciantes enfrentam é, justamente, ter que lidar com uma grande quantidade de fornecedores na busca pelo melhor preço.

Mas nem sempre essa é a solução para obter mais lucro, porque muitos produtos acabam não caindo no gosto do consumidor e encalham no estoque.

O ideal é contar com fornecedores ideais que aliem preço, qualidade e também estejam dentro das tendências da temporada, ainda mais se a sua loja for de pequeno porte. Além disso, opte por aqueles que apresentam um bom prazo de pagamento e de entrega.

Analise todos esses fatores e invista em relacionamento com esses fornecedores. Dessa forma, você vai conseguir negociar os valores, melhorar a imagem do negócio e manter o estoque controlado e cheio de produtos com boa saída.

Com esses motivos para zerar o estoque do seu comércio varejista, não tem desculpa: comece agora mesmo planejar boas ofertas para atrair a clientela e reformular um estoque prático e que gere um excelente custo-benefício para os negócios. Sucesso!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira nos contar a sua experiência sobre esse assunto, deixe o seu comentário! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.