Objetivos De Longo Prazo Na Indústria

4 dicas para traçar objetivos de longo prazo na indústria

Com a turbulência da economia dos últimos anos, o empresário tem estado focado em resolver problemas e obter resultados operacionais no curto prazo, deixando de lado, muitas vezes, os objetivos de longo prazo na indústria.

Essa prática, cada vez mais comum, pode ser extremamente prejudicial para o sucesso da indústria. O negócio até pode estar crescendo organicamente, mas sem metas claras e uma direção bem planejada. Esse crescimento pode estar ocorrendo ao acaso, de forma desordenada e sem atingir todos os clientes potenciais que a empresa poderia ter, isto é, a indústria pode estar desperdiçando parte de seu potencial e deixando de conquistar

melhores resultados.

A capacidade de definir objetivos de longo prazo na indústria é uma prática importante para o sucesso e a rentabilidade dos negócios. O bom empresário deve ter em mente onde pretende chegar nos próximos cinco anos e saber quais os passos precisa transpor para atingir essa meta.

É aí que começa o desafio, porque descobrir qual é a direção certa não é uma tarefa tão ,simples. Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas que vão lhe ajudar a traçar objetivos de longo prazo na indústria.  Confira!

Como traçar objetivos de longo prazo na indústria?

#1. Desenvolva suas competências

O primeiro passo no processo de planejamento estratégico de longo prazo é fazer a identificação das competências que são essenciais para o sucesso do negócio.

Em seguida, o empresário precisa começar, imediatamente, a desenvolver ou adquirir essas competências, seja estudando ou contratando profissionais. Entre as principais competências, importantes para qualquer negócio, se destacam:

  • Comportamentais: empreendedorismo, liderança, negociação e desenvolvimento de equipes.
  • Estratégicas: gestão de pessoas, marketing, análise de mercado, busca de recursos financeiros, contabilidade, qualidade, associativismo, análise e planejamento financeiro.
  • Técnicas: formação de preço, controles financeiros, vendas, atendimento ao cliente, eficiência energética, técnicas de produção, normas técnicas, comercialização, logística e distribuição.

O empresário precisa mapear o quanto ele conhece de cada uma dessas competências, se consegue usá-las adequadamente em sua rotina de trabalho e o que está faltando para fazer uma boa gestão, pensando no longo prazo e contribuindo para a sustentabilidade do negócio.

#2. Defina os objetivos de longo prazo de uma indústria

Determine e faça distinção entre os seus objetivos de curto prazo com os objetivos de longo prazo na indústria. Esses últimos devem ter uma linha de tempo entre 3 e 5 anos e refletir a missão da empresa.

A principal vantagem de especificar metas e estabelecer prazos para realizá-las é que o empresário conseguirá, assim, manter seu foco e observar seus resultados, conseguindo fazer ajustes de modo antecipado para garantir o sucesso de sua estratégia.

Normalmente, esses objetivos se enquadram em quatro áreas gerais:

  1. Serviço: objetivos relacionados à satisfação do cliente, a partir da inovação de novos produtos ou melhoria da sua qualidade.
  2. Lucro: estratégias para aumentar os lucros em uma determinada porcentagem.
  3. Crescimento: metas para a expansão da indústria, por meio da abertura de novas filiais, contratação de funcionários, investimentos em maquinário, entre outros.
  4. Social: objetivos que se concentram em políticas sociais e sustentáveis, por meio de organizações de filantropia ou de voluntariado, por exemplo.

#3. Crie objetivos de curto prazo para tornar os de longo prazo possíveis

Com os objetivos de longo prazo na indústria traçados, o empresário precisa descobrir como chegar lá. As metas de longo prazo até podem ser abstratas, mas as de curto prazo precisam ser bastante detalhadas, concretas e realistas. Elas até podem ser desafiadoras, mas considere seus recursos para que você possa, realmente, alcançá-las.

Procure ser bastante claro e detalhista na hora de definir seus objetivos, para, assim, traçar uma estratégia eficiente de realização. É importante definir um prazo e uma métrica para acompanhar o progresso das metas de curto prazo.

Você precisa entender que o objetivo de longo prazo é construído progressivamente e diariamente. Aumentar suas vendas em 36% por ano pode parecer uma meta inatingível, mas pensar em um aumento de 3% por mês parece mais acessível, certo?

#4. Compartilhe seus objetivos

Deixar claro as metas para todos que trabalham no chão de fábrica também é fundamental para alcançar os objetivos de longo prazo na indústria.

Você pode ter uma visão clara de onde quer que sua empresa vá, mas também é crucial motivar os funcionários para que eles estejam olhando na mesma direção. Quando seus colaboradores têm uma visão comum de seus objetivos, cria-se um ambiente colaborativo, de empreendedorismo e de entusiasmo na equipe para alcançar suas metas.

Aposte, também, no feedback para reconhecimento de forma a orientar a equipe para trabalhar na direção correta. As pessoas se motivam com o reconhecimento e o feedback pode ser a chave para aperfeiçoar as habilidades da sua equipe. Dessa forma, ele não existe apenas para apontar os erros, mas também para reconhecer os pontos positivos de cada colaborador e garantir que os objetivos de longo prazo na indústria sejam alcançados.

Em sua opinião, como devem ser traçados os objetivos de longo prazo de uma indústria? Compartilhe conosco nos comentários e até a próxima!

Se ainda existirem dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Audiens!

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.