Competitividade

3 Dicas para tornar sua indústria mais eficiente!

Uma empresa precisa saber como manter sua competitividade para ficar ativa no mercado. Para isso, fazer um planejamento estratégico que possa trazer melhorias para todos os setores é o essencial.

Dessa forma, otimizar os processos da sua indústria se relaciona a muitos fatores, desde mudanças, como terceirizar departamentos, até mudanças maiores, que podem envolver o espaço dentro da empresa.

Você já parou para pensar o que a forma como as máquinas e os fluxos de pessoas, produtos e materiais ficam dentro da planta industrial podem influenciar na eficiência dos seus processos?

Um bom planejamento de layout dentro da indústria, pode trazer resultados significativos para sua empresa. Pode reduzir custos, aumentar a produtividade e ainda trazer lucros para sua organização.

Pensando nisso, temos três dicas que podem tornar sua indústria bem mais eficiente!

      1-Otimizar transporte

Processos em que materiais são deslocados é o comum de encontrarmos na maioria das indústrias. Elas tentam adequar o transporte usando calhas de transporte, empilhadeiras, entre outros. Mas, isso não atrai valor na finalização do produto final.

O melhor para garantir a maximização desse tipo de processo em uma indústria é eliminar o máximo possível a função de transporte, desse jeito, você aumenta a eficiência da produção.

É preciso usar uma estratégia chamada de Layout Posicional, onde ao invés de movimentar quem está sofrendo o processo, se movimenta o maquinário, instalações, pessoas e equipamentos, na medida em que for necessário. Ou seja, equipamentos fluem durante uma operação e não os materiais.

Este tipo de layout pode ser a opção mais recomendada, já que muitas vezes o produto ou aqueles que estão sujeitos aos serviços prestados, podem estar sem possibilidade de movimentação.

      2-Os processos

Em uma produção, existe uma enorme necessidade de utilizar recursos inovadores, principalmente para a escolha do layout. Nessa escolha, processos parecidos são postos uns próximos dos outros.

Desse jeito, a utilização dos recursos será beneficiada.

Esse modelo de layout é colocado a uma linha de produção variada de produtos, com equipamentos flexíveis que se adaptam a produtos de características diferentes e com taxas relativamente baixas de produção.

É necessário avaliar se na sua indústria esse processo está de fato sendo feito e caso não esteja implantado ainda, você pode analisar a viabilidade da ideia.

      3-Arranjo físico

Alguns fatores físicos também devem ser levados em consideração enquanto ocorre o planejamento do layout industrial. Isso contribui para um ambiente mais agradável, produtivo e organizado.

Um arranjo físico mal planejado leva a um aumento de custos, formação de filas (clientes, mercadorias) e, ainda, a estocagem desnecessária de materiais.

Nesse caso, existem alguns fatores fundamentais, como:

  • Segurança: Isolar operações perigosas, ter um espaço compatível onde os trabalhadores possam realizar tarefas junto á máquina e demarcação de passagens;
  • Boa sinalização: São necessárias para orientar os administradores e operadores em seus locais de trabalho;
  • Operadores com mais conforto: evitar fatores como iluminação irregular, ruídos, vibrações e temperatura inadequada, que possam de alguma forma atrapalhar os operadores;
  • Fácil acesso: ter fácil acesso às operações e máquinas é importante para que os operadores não tenham problemas com seu trabalho, uma vez que isso acarretaria em uma queda na produtividade;
  • Equipamentos e máquinas: verificar se as máquinas e equipamentos foram quantificados em função da eficiência, capacidade e quantidade a ser fabricada.

Seguindo esses passos você pode alcançar resultados como:

  • Melhorar a qualidade de estoque;
  • Utilização adequada do espaço disponível;
  • Redução no deslocamento de pessoas, materiais e produtos;
  • Viabilidade de supervisão.

Após ler essas três dicas, é importante que você as analise e veja como e onde pode aplicá-las.

Que tal começar hoje mesmo? É uma excelente oportunidade para alavancar seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.