CONTEÚDO DE MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE

O QUE VOCÊ PRECISA PARA CRIAR CONTEÚDO DE MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE?

No nosso último post, te ensinamos o que é o Marketing de Conteúdo e como isso pode aumentar as vendas do seu e-commerce. Hoje, você saberá tudo o que é preciso para criar conteúdo de marketing digital para e-commerce.

Está pronto?

Vamos lá!

Agora que você já tem uma base do que é o Marketing de Conteúdo, é preciso saber como e onde investir para que essa estratégia ganhe corpo e conquiste os seus clientes de uma vez por todas, ampliando o alcance da sua marca e fazendo com que você se torne uma referência no segmento.

Mas, se você não busca o reconhecimento e, por enquanto, só está pensando em aumentar a sua lucratividade, este post também serve para você.

Como começar a criar conteúdo de marketing digital para e-commerce

Você precisará, antes de tudo, rever todo o seu planejamento. Isso porque é lá que estão as informações sobre o seu público e sobre o segmento de e-commerce com o qual você trabalha. Esses dados são valiosos e serão fundamentais para que as suas estratégias digitais tenham a eficiência desejada.

Você precisará entender as seguintes informações:

  • O que o seu público gosta;
  • O que o seu público precisa;
  • O que o seu público deseja;
  • Qual a faixa etária do público;
  • Quais os hábitos de navegação desse público (sites e redes sociais que frequenta);
  • Quais as dores desse público;
  • Como os seus produtos ou serviços solucionarão essas dores;
  • Qual o tipo de comunicação desse público.

Ao compreender esses dados sobre o seu público-alvo, você já terá todas as informações necessárias para a criação de uma persona.

Mas, o que é uma persona?

Criando a Persona

A Persona é um personagem fictício criada para afunilar o direcionamento do seu negócio para com o seu público-alvo. Trata-se de alguém com um nome, como João, Gabriela, etc.

Para começar, será preciso definir o nome, a idade (uma média da faixa etária que o seu negócio atende, como levantado anteriormente), seus hábitos, o que gosta, o que deseja e o que precisa.

Essa persona será fundamental para o Marketing Digital para e-commerce e para que você possa produzir conteúdo para os clientes da forma mais precisa possível, atingindo pessoas que desejam solucionar desafios ou adquirir produtos que você oferece.

Existem sites que possibilitam a criação de uma persona. É só inserir os dados e eles organizam tudo em um documento PDF para você. Recomendamos o Fantástico Gerador de Personas.

Pesquisando

O Marketing de Conteúdo funciona com a união de títulos extremamente atraentes (e condizentes com as necessidades e desejos do seu público) com textos poderosos e relevantes, que atendam às mesmas necessidades já levantadas.

Por isso, é importante realizar pesquisas com essas “dores”, a fim de descobrir quais palavras-chave são mais pesquisadas em mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Dessa forma, você consegue inserir essas palavras-chave nos títulos e parágrafos do texto, aprimorando a sua estratégia de marketing digital para e-commerce.

Vale destacar que esse processo não pode ser pulado, já que é justamente essa etapa que aumentará a sua relevância no Google, colocando suas páginas na primeira posição.

O conteúdo

Agora, chegamos em uma das partes mais difíceis do marketing de conteúdo – a criação de conteúdo relevante.

Se você já sabe o que o seu público gosta e precisa, se já possui dados sobre as palavras-chave mais buscadas e mais relevantes, fica mais fácil criar um conteúdo de qualidade e que interesse os seus leitores. Mas, isso não é tudo!

É preciso saber exatamente como esse conteúdo levará o leitor para a sua loja virtual, caso contrário, você estará produzindo textos para leitores sem qualquer garantia de que eles poderão vir a se tornar compradores no futuro.

Então, o ideal é planejar! Planeje ações e trilhas de textos, que funcionarão como uma verdadeira jornada de compra do visitante, que passará por diferentes seções do seu website e chegará, eventualmente, na sua loja online.

Saiba que as estratégias de marketing digital para e-commerce não funcionam a curto prazo, mas sim a longo prazo! Portanto, saiba como nutrir os seus visitantes com conteúdo de qualidade e garantam que eles recebam o melhor.

Crie ações chamativas, materiais para download e incentive a conversão para vendas. Aproveite e crie conteúdos relacionados aos produtos e serviços que você vende, destacando a sua utilidade nas vidas dos consumidores e como eles podem solucionar problemas – sem necessariamente colocar qualquer tipo de tom comercial nos textos.

Invista com segurança

Por fim, saiba exatamente como investir. A contabilidade para e-commerce é uma excelente ferramenta para te ajudar a prever todos os custos e investimentos necessários para que as suas estratégias de marketing digital para lojas virtuais funcionem com a eficiência que você deseja.

É preciso conhecer todos os processos financeiros que antecedem essas ações e garantir que elas não terão nenhum impacto negativo no seu orçamento. Além disso, é altamente recomendado que você invista nos serviços de uma agência especializada em marketing digital para e-commerce, afinal, você não quer cometer erros, não é?

Então, agora que você já conhece os primeiros passos para criar Marketing de Conteúdo, aplique o que aprendeu!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Audiens. Somos especialistas em contabilidade para e-commerce e podemos te ajudar com o que você precisar.

Sucesso e até a próxima!

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